Por que os gatos arranham as coisas dentro de casa?

Móveis, cortinas e tapetes destruídos são os pontos em comum das casas de muitos gateiros.

Agora o porquê isso acontece? Porque quando eles estão arranhando além de estarem marcando seu território, os gatos também estão amolando as unhas.

 

“Por que é através dos espaços entre os dedos, que possui glândulas produtoras de ferônimos, que são as substâncias que sinalizam para outros felinos a sua presença.”

Essa conduta é primitiva e, logo no primeiro mês de vida, o gato já sente a necessidade de arranhar. Outra possibilidade para justificar a arranhadura excessiva em móveis é o tédio.

 

Então o ideal, a ser feito é não inibir esse ato do gato, e sim conseguir apresentar para ele que existem objetos específicos para essa prática. Como por exemplo, tapetes próprios para o gato, arranhadores brinquedos com os quais o vá fazer esquecer os que não podem destruir os objetos da casa.

A colocação de nichos e prateleiras para locomoção aérea estimula a mobilidade e permite gastar as unhas. As prateleiras podem ser forradas com carpetes apropriados, papelão ondulado ou pelúcia.

 

Seguindo essas dicas você vai ver que vai ter menos problemas com seu gato, dentro de casa e seus móveis e cortinas não vão ser mais destruídos.